A companhia aérea Cathay Pacific, de Hong Kong, vai lançar no início de abril o voo de passageiros mais longo de sempre.
A empresa anunciou que a ligação entre Nova Iorque e Hong Kong passará a ser feita sobre o Oceano Atlântico, ao invés do Pacífico, como até aqui.
Resultado, passará a contar com 16.668 quilómetros percorridos em 17 horas, o que a torna a mais extensa em todo o Mundo.
Este recorde ultrapassa o voo da Singapore Airlines que liga a cidade-Estado asiática também a Nova Iorque e que soma 15.343 quilómetros em 18 horas.
O objetivo da Cathay Pacific é evitar sobrevoar território da Rússia, cujo espaço aéreo se encontra restrito devido à guerra na Ucrânia.
“Estamos sempre à procura de rotas de contingência para possíveis eventos ou cenários no mundo da aviação”, explicaram os responsáveis da Cathay, em comunicado.
A opção transatlântica é mais favorável do que a rota transpacífica habitual devido aos fortes ventos sazonais nesta época do ano.
A Rússia também fechou os seus céus a vários países em resposta direta a proibição semelhante imposta a voos russos no exterior.