Toronto, também conhecida como a urbe de tijolo vermelho, tem muito para explorar (Foto: Pixabay)

É a porta de entrada para a região dos Grandes Lagos e, suprema visão, das grandiosas Cataratas do Niagara. Falamos de Toronto, a bonita e maior metrópole canadiana que, agora, tem mais uma ligação direta de Portugal, com Faro a juntar-se a Lisboa e ao Porto.

Mas Toronto não se esgota na magia das quedas de águas com maior volume do Mundo. Tem um centro histórico feito de antigas destilarias carregado de caráter e uma frente de lago que oferece um dos horizontes mais famosos do Planeta.

Vamos lá embarcar?

A Torre CN será, porventura, a imagem de marca de Toronto, cidade de três milhões de almas sentada na margem do lago Ontário, um dos Grandes Lagos da América do Norte. São 553 metros de altura, erguidos entre 1972 e 1976, e restaurantes e albergues de plataformas de observação com uma vista única sobre a cidade e o lago.

Do posto mais alto acessível ao público, aos 447 metros, um dia limpo deixa aperceber a bruma gerada pelas Cataratas do Niagara. Que são, como se disse, a outra atração acoplada a Toronto e ficam a cerca de 130 quilómetros dali.

Cataratas do Niagara ficam a escassos 130 quilómetros do centro de Toronto (Foto: Wikicommons)

Qualquer coisa como uma hora e meia de carro, fácil de se fazer num dia, para apreciar a Natureza líquida a correr na fronteira a uma velocidade impressionante, do lado canadiano e do lado dos Estados Unidos.

À noite, os néons das capelas de casamentos da cidade são todo outro espetáculo naquela que é conhecida como a Capital da Lua de Mel.

As cataratas começaram a formar-se há 12 mil anos no curso do rio Niagara, que recebe águas de quatro dos Grandes Lagos (Superior, Michigan, Huron e Erie) e as despeja no quinto, Ontário, ao ritmo de 28 milhões de litros de água por segundo. Horseshoe, a queda mais alta, tem 57 metros de altura e 52 metros de profundidade.

Depois da viagem, nada melhor do que regressar à capital da província de Ontário para repor as energias no Distrito das Destilarias ou no Mercado St. Lawrence e apreciar a velha urbe de tijolo vermelho.

Toronto, a cidade das mil paisagens (Foto: DR)

Tempo médio de voo
Entre 7h05 e 8h15 (Lisboa-Toronto), entre 7h e 9h20 (Faro-Toronto), entre 6h50 e 7h55 (Porto-Toronto).

Preços das viagens
A Air Transat tem voos a partir de 398 euros de Faro, 338 do Porto e 325 de Lisboa. A Air Canada tem voos de Lisboa no verão a partir de 570 euros. A TAP voa de Lisboa todo o ano a partir de 317 euros.

Como ir
Toronto está à mão de um voo direto a partir de Lisboa, do Porto e, agora, de Faro, com a Air Transat e ao longo de todo o ano. A Air Canada voa de Lisboa no verão e a TAP tem partidas da capital portuguesa durante todo o ano.

Alugar carro
Pode ser a melhor opção para não depender de tours organizados e, com tempo, poder estender os passeios aos vários Grandes Lagos e até Chicago, nos Estados Unidos.

Comprar pacote para museus
O City Pass custa cerca de 70 euros e inclui entradas em cinco atrações: a Torre CN, o Aquário Ripley, a Casa Loma, o Royal Ontario Museum, o Zoo de Toronto ou o Ontario Science Centre. O passe permite poupar 43 euros e reservar as visitas.

Ir para debaixo de terra
Conhecido como PATH, um circuito pedestre subterrâneo oferece mais de 30 quilómetros de ligações debaixo de terra com 1200 espaços (restaurantes, lojas, serviços e entretenimento), facilitando o acesso a transportes públicos, conectando 75 edifícios, seis estações de metro, a Union Station e nove hotéis. Recebe
mais de 200 mil transeuntes por dia. Tudo no centro de Toronto.

O que visitar
A Torre CN, o Royal Ontario Museum (ROM) e a Art Gallery of Ontario (AGO), o Aquário Ripley, o Distrito do Entretenimento, a excêntrica Casa Loma (um castelo “medieval” de 1914), o mercado St. Lawrence e o boémio mercado Kensington, o Distillery District com os seus armazéns recuperados e transformados num bairro de artistas e restauração, as Ilhas de Toronto, a Viela dos Graffitis e o famoso edifício Gooderham, na Wellington Street East. E, claro, as incontornáveis Cataratas do Niagara e a pequena cidade das “wedding chapels”.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal.

Partilhar