A Berlenga foi classificada em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera (Foto: DR/Berlengas.org)

Os visitantes da ilha da Berlenga, ao largo de Peniche, têm, a partir de agora, de pagar uma taxa turística de três euros por dia.

Quem tem entre 6 e 18 anos e os maiores de 65 anos estão sujeitos apenas a metade do valor.

A implementação da taxa foi anunciada no início de 2022, tal como a Volta ao Mundo então noticiou.

A intenção é proteger um espaço natural único em Portugal. E limitar o número diário de visitantes, cujo número diário é de 550 em simultâneo, de forma a minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis.

Um estudo da Universidade Nova de Lisboa concluiu que visitam anualmente a ilha da Berlenga mais de 65.650 pessoas, das quais 43.250 nos meses de verão.

Classificada em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, a Berlenga tem estatuto de reserva natural desde 1981, é Sítio da Rede Natura 2000 desde 1997 e foi estabelecida como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.

As receitas da cobrança da taxa turística vão ficar “preferencialmente afetas à promoção das medidas de valorização” da ilha, segundo explica a portaria do Diário da República que ratifica a entrada em vigor da medida.

As verbas vão contribuir também para, por exemplo, obras de saneamento, fornecimento de energia elétrica sustentável e melhorias no cais do Carreiro do Mosteiro, com vista ao embarque e desembarque de passageiros.

Partilhar