Voos de ligação passam a contar com proteção especial para passageiros prejudicados (Foto: Pixabay)

Passageiros que reservem voos para fora da Europa poderão, de agora em diante, reivindicar um pedido de compensação financeira em caso de atrasos significativos da viagem.

A nova regra diz respeito a ligações de conexão, aplica-se a viajantes de todos os países da União Europeia (UE) e foi decretada pelo Tribunal de Justiça Europeu (TJE).

O TJE sustenta que a totalidade de uma viagem sujeita a uma única reserva se enquadra nas regras da UE sobre atrasos de voos, mesmo que estes sejam operados por companhias aéreas não europeias e tenham como destino outros continentes.

O caso foi desencadeado por três passageiros de um voo reservado pela transportadora alemã Lufthansa de Bruxelas (Bélgica) a San José (EUA) com escala em Newark, também nos Estados Unidos, através da United Airlines.

O voo chegou a San José com um atraso de mais de três horas, o que garantia aos viajantes incomodados o direito de compensação sob as regras da UE.

O tribunal disse que a companhia aérea norte-americana terá que compensar os passageiros porque a viagem começou na Bélgica. E decretou que cada um dos três irá receber uma indemnização de 600 euros.

O caso fez jurisprudência e será agora exemplo para todos os que passem por problema semelhante.

Partilhar