Edifício Procuratie Vecchie domina a Praça de São Marcos desde 1538 (Foto: Andrea Merola/AFP)

É um dos edifícios que mais salta à vista na mítica Praça de São Marcos, em Veneza. E um dos mais misteriosos, também. Ao fim de cinco séculos, o Procuratie Vecchie pode agora, finalmente, ser visitado.

O convite exclusivo para os moradores locais vislumbrarem o interior do palácio histórico atraiu reservas de mais de 3.000 venezianos.

A partir do próximo dia 13, as portas estarão abertas para turistas de todo o Mundo.

Palácio renascentista, agora propriedade da companhia de seguros Generali e que sofreu obras de remodelação nos últimos três anos, o Procuratie Vecchie foi sede dos procuradores de São Marcos, que administravam os bens da igreja na rica cidade de Veneza, longe dos olhos do público.

Construído no século XII, o edifício original foi devastado por um incêndio em 1512 e substituído em 1538 pela joia renascentista atual, em estilo clássico, cujos arcos chamam a atenção pela imponência.

Foto: Tiziana Fabi/AFP

“Embora a Praça de São Marcos seja uma das mais famosas do Mundo, ninguém podia imaginar o que está por trás das fachadas do Procuratie Vecchie”, lembra o arquiteto inglês David Chipperfield, responsável pela remodelação.

“Superficialmente, tudo parece ter sido construído de uma só vez, mas foi-o por vários arquitetos ao longo de 100 anos. O meu papel foi corrigir muitas das mudanças aleatórias feitas ao longo dos anos”, explica Chipperfield, citado pela agência AFP.

Além de restaurar o primeiro e segundo andares e melhorar a acessibilidade nos andares superiores, o trabalho incluiu a construção de uma nova casa para a The Human Safety Net, uma fundação lançada pela Generali para ajudar refugiados e outros cidadãos vulneráveis.

Partilhar