Produzido por:

São Tomé e Príncipe oferece a oportunidade de uma viagem inesquecível, ao lado de um povo hospitaleiro por natureza. As históricas roças coloniais, verdadeiros castelos no meio da floresta selvagem, as águas turquesa da Lagoa Azul ou da Praia Café a poucos metros do equador, o imaculado Ilhéu das Rolas, o sabor único do chocolate biológico e artesanal e o melhor café do mundo são motivos de sobra para uma viagem a estas ilhas.

A juntar a tudo isto, e muito mais, surgiu a Rota Pedestre do Ilhéu das Rolas, criada este ano. Com uma duração de três horas, esta rota dá a conhecer todo o potencial turístico deste Ilhéu. Com aproximadamente seis quilómetros, este percurso tem um ramal de acesso ao marco do equador, lugar icónico que marca a coordenada zero da latitude do globo terrestre e separa o hemisfério norte do hemisfério sul. Depois de visitado este lugar, o percurso é retomado, percorrendo toda a floresta equatorial. Neste trajeto é possível visitar o centro de interpretação botânica, onde estão preservadas muitas das espécies florísticas do arquipélago de São Tomé. Depois de percorrida esta extensão pela floresta, chega-se à zona costeira, o ponto mais a sul do Ilhéu, com belas praias como vista de fundo. O retorno é efetuado pela zona norte e junto à costa, privilegiando de toda a oferta paisagística.

É também no Ilhéu das Rolas que se situa o recente Centro de Interpretação do Marco do Equador, onde é agora possível visitar uma exposição que conta a história de São Tomé e Príncipe e do Ilhéu, dando a conhecer não só a sua cultura e tradições, mas também as características naturais da região.

Esta rota foi criada no âmbito do projeto EQUADOR – Promoção do Turismo Sustentável e Inclusivo em São Tomé e Príncipe, promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em parceria com a Direção Geral de Turismo e Hotelaria, o Ministério do Turismo e da Cultura de São Tomé e Príncipe, a Câmara Distrital de Caué e o Pestana Hotel Group, com o cofinanciamento de Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

São Tomé e Príncipe é uma pérola
no Atlântico que está à espera
de ser visitada

Esta rota veio juntar-se a outros trilhos já existentes, que devem ser sempre efetuados com guias certificados, não fosse São Tomé e Príncipe considerado um dos maiores territórios da biodiversidade mundial, onde as ilhas surpreendem pela riqueza e variedade da sua flora e fauna e pelas suas redes de trilhos que permitem desfrutar de cenários de excecional beleza natural.

O trilho Lagoa Amélia é um dos mais fáceis da ilha para explorar o Parque Natural Obô de São Tomé e a floresta primária de alta altitude. Do Bom Sucesso, sede do Parque Natural, em direção à Lagoa Amélia serão a flora e as aves que certamente se cruzarão consigo no percurso que vão prender a sua atenção.

Para quem procura um roteiro que combine ambiente natural com atividades agrícolas e que explore o ambiente social e cultural das aldeias produtoras de cacau orgânico, não pode deixar de fazer o trilho Caminho das Águas. Passando por uma série de túneis escavados na montanha durante a era colonial e, atualmente, lar de centenas de morcegos, descobrirá a pitoresca Cachoeira Angolar. No caminho de volta, siga a rota do cacau e escale o Monte Careca, de onde terá uma vista magnífica da costa Oeste e da cidade de Neves. A caminhada será concluída em Monte Forte, onde aprenderá sobre o processamento do cacau.

O trilho Caminho dos Fugidos oferece os melhores pontos para observação de espécies de aves autóctones. Durante o percurso, pode ver-se também begônias gigantes, samambaias arborescentes e outras plantas locais. Uma caminhada feita pela beira da Lagoa Amélia, faz com que desfrute das magníficas vistas sobre os vales verdes que abrangem o trilho e, principalmente, sobre o Pico de São Tomé, o mais alto do país.

Já o trekking até ao Pico de São Tomé é um grande desafio, que requer que esteja numa boa condição física. A caminhada pode ser feita durante uma excursão de um ou dois dias. Na excursão de dois dias está incluído o acampamento noturno e a maior parte da caminhada decorre no Parque Natural Obô de São Tomé, através da floresta, com toda a sua exuberante e espessa vegetação de árvores, arbustos e plantas.

A rota do Cacau é uma das mais saborosas, pois claro. É feita uma visita aos cacaueiros, árvore que dá origem ao fruto chamado cacau, entre as comunidades de Ponta Figo, Generosa e Monte Forte, onde é possível saborear a história da cultura do cacau e a arquitetura colonial que ainda persiste na região. Já através do trilho Homem da Capa, pode percorrer o litoral sul da ilha e desfrutar de uma paisagem autêntica, descobrir a maior reserva de mangal do país e explorar toda a biodiversidade desta área.

Para quem procura uma visita que envolva história, cultura e tradição, a rota do Café é perfeita, pois permite passar pelas comunidades de Bemposta, Novo Destino e Monte Café, num regresso ao passado pelas inúmeras histórias vividas por cada comunidade. Um percurso simples, mas de uma riqueza surpreendente é a rota da Especiarias, que lhe dará a conhecer as variedades das especiarias da ilha, para que se deixe envolver pelos seus aromas e sabores.

São Tomé e Príncipe é uma pérola no Atlântico que está à espera de ser visitada. Explore as florestas destas ilhas, através das suas diversas rotas, e descubra a riqueza deste território, que surpreende todos os dias pela sua variedade de flora e fauna.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar