Foto: David Arquimbau Sintes/EPA

A Páscoa voltou a ser o que era em Espanha, com multidões a encherem as ruas de cidades, vilas e pequenas aldeias de norte a sul do país.

A tradição pascal é forte no país vizinho, com as celebrações a espalharem-se ao longo de uma semana inteira. Tiveram início no passado fim de semana e só culminarão este domingo, dia de Páscoa. Não era assim há dois anos, devido aos impedimentos impostos pela pandemia.

Organizadas por irmandades, as procissões apresentam dezenas de pessoas vestidas com túnicas religiosas e capuzes, acompanhadas por carros alegóricos cobertos com estátuas de Jesus e da Virgem Maria.

Os espanhóis, relata a agência AFP, querem recuperar o tempo perdido e desfrutar da Páscoa como nos tempos anteriores à pandemia, quando fizeram uma média de sete milhões de viagens pelo país para visitar a família ou ir à praia, segundo mostram os números oficiais.

“O turismo e as perspetivas para a Semana Santa 2022 estão perto de 90% dos níveis de vendas registados em 2019”, revelou a associação de turismo Exceltur.

Em abril de 2019, um total de sete milhões de turistas estrangeiros visitaram a Espanha durante o período pascal.

Partilhar