A partir da próxima segunda-feira, 16 de maio, será possível andar de avião e circular em aeroportos sem máscara.
A recomendação é da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). E aplica-se aos voos em território europeu.
“A atualização do Protocolo Conjunto sobre Segurança Sanitária na Aviação tem em conta os últimos desenvolvimentos da pandemia, em particular os níveis de vacinação e a imunidade adquirida naturalmente e o levantamento das restrições num número crescente de países europeus”, justificam estas agências da União Europeia.
A EASA e o ECDC indicam que, apesar da recomendação,”uma máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do coronavírus, nomeadamente para pessoas mais vulneráveis.
As regras continuarão a variar por companhia aérea.
Para o diretor-executivo da EASA, Patrick Ky, “este é um grande passo em frente na normalização das viagens aéreas.”
No entanto, sublinha, é necessário que os passageiros se comportem “de forma responsável e respeitem as escolhas dos outros à sua volta.”
Já a diretora do ECDC, Andrea Ammon, observa que, “embora os riscos se mantenham, as intervenções e vacinas permitiram que as vidas começassem a voltar ao normal.”
Ainda assim, aponta ser “importante ter presente que, juntamente com o distanciamento físico e a boa higiene das mãos, o uso de máscara é um dos melhores métodos para reduzir a transmissão da covid-19”.