Foto: Etienne Laurent/EPA

A partir da próxima segunda-feira, 16 de maio, será possível andar de avião e circular em aeroportos sem máscara.

A recomendação é da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). E aplica-se aos voos em território europeu.

“A atualização do Protocolo Conjunto sobre Segurança Sanitária na Aviação tem em conta os últimos desenvolvimentos da pandemia, em particular os níveis de vacinação e a imunidade adquirida naturalmente e o levantamento das restrições num número crescente de países europeus”, justificam estas agências da União Europeia.

A EASA e o ECDC indicam que, apesar da recomendação,”uma máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do coronavírus, nomeadamente para pessoas mais vulneráveis.

As regras continuarão a variar por companhia aérea.

Para o diretor-executivo da EASA, Patrick Ky, “este é um grande passo em frente na normalização das viagens aéreas.”

No entanto, sublinha, é necessário que os passageiros se comportem “de forma responsável e respeitem as escolhas dos outros à sua volta.”

Já a diretora do ECDC, Andrea Ammon, observa que, “embora os riscos se mantenham, as intervenções e vacinas permitiram que as vidas começassem a voltar ao normal.”

Ainda assim, aponta ser “importante ter presente que, juntamente com o distanciamento físico e a boa higiene das mãos, o uso de máscara é um dos melhores métodos para reduzir a transmissão da covid-19”.

Partilhar