Foto: DR

O Minimalist Travel Festival regressa a 28 de maio com uma mão cheia de viajantes prontos a explicar o que é viajar em modo minimalista.

“O minimalismo em viagem é mais do que ‘viajar leve’. É fazê-lo de forma inteligente, é saber planear a viagem e viver intensamente. É conseguir não interferir nos costumes locais, mas sim absorver novas culturas e locais.”

A descrição é clara e concisa. Pensado por Gonçalo Cruz, viajante inveterado apesar de ainda jovem, o Festival de Minimalismo em Viagem pretende ser um ciclo de palestras inspiradoras em que os oradores, todos viajantes experimentados, relatam as suas experiências para ajudar quem queira seguir-lhes o exemplo.

O evento está marcado para o Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, Loures. Ali, durante 12 horas, escritores e/ou bloguers e líderes de viagem vão partilhar as suas formas de viajar.

Filipe Morato Gomes, presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, Rui Pinto e Carla Mota, autores de guias de viagens, Rafael Polónia, líder da Landescape, Tânia Muxima, a ciclista com mais globo nos gémeos, ou Diogo Tavares, o caminheiro que arrasta mundos com a sua cadela Coi, são alguns dos nomes convidados.

Gonçalo Cruz descobriu as viagens aos 21 anos, quando foi estudar para Itália. Em 2010 traçou um objetivo: conhecer todos os países do Mundo até ao dia 18 de julho de 2035.

Vai no bom caminho, com mais de 60 carimbos dos cinco continentes no passaporte e uma volta ao Mundo em 365 dias. E tem apostado em levar grupos nessa descoberta, para torná-la mais intensa.

Partilhar