Chegar a Santiago vai ser possível por via marítima (Foto: Pixabay)

Várias embarcações, entre elas a caravela Vera Cruz, vão iniciar este sábado, dia 28, o cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.

Tal como a Volta ao Mundo noticiou em março, o cruzeiro passará por nove portos portugueses e três galegos, ao longo de 17 dias.

Vila Real de Santo António marcará o ponto de partida da viagem. Diversas embarcações vão juntar-se ao longo do percurso.

A rota passa por localidades como Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche, Aveiro, Matosinhos, Baiona, Vila Gracia de Arosa ou Padrón. E recria a viagem da Barca de Pedra, que, segundo a lenda, transportou o apóstolo Tiago São Tiago desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella (Santiago de Compostela).

António José Correia, da Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar, responsável pela iniciativa, revelou que o cruzeiro será o “primeiro teste” de um projeto que visa criar uma estrutura de apoio que permita a qualquer pessoa percorrer a costa portuguesa rumo a Santiago de Compostela.

“Falei com as estações náuticas e houve uma unanimidade em acolherem este projeto, porque vai criar condições para que, em qualquer altura do ano, qualquer navegante, peregrino navegantne ou qualquer velejador possa demandar os portos denominados como portos de Santiago”, afirmou António José Correia, citado pela Agência Lusa.

Para já, existe uma listagem de cerca de 40 portos que poderão depois ser utilizados pelos futuros viajantes.

Partilhar