Números do turismo na Europa em 2022 surpreendem (Foto: Pixabay)

A Europa é a região do Mundo em que se verifica a mais rápida recuperação do turismo internacional.

Só no primeiro trimestre, o Velho Continente multiplicou quase por quatro os valores do mesmo período de 2021.

Os dados constam do último relatório da Organização Mundial de Turismo (OMT), o qual dá conta que o turismo internacional, entre janeiro e março, 182% (quase três vezes mais) em relação ao mesmo período do ano passado.

Traduzindo, foram registadas 117 milhões de chegadas contra 41 milhões no primeiro trimestre de 2021.

Mesmo assim, ainda é 61% inferior aos dados registados antes da pandemia.

O Indicador de Confiança da OMT mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o índice voltou aos níveis de 2019, com maior otimismo sobre a evolução do setor.

Os especialistas consultados em todo o Mundo alertam, no entanto, para “uma forte explosão na procura”, sobretudo nas viagens entre países do continente europeu e nos movimentos entre os Estados Unidos e a Europa.

A OMT revê em alta as previsões para 2022 e calcula que as entradas de turistas internacionais vão situar-se entre os 55% e os 77%, em relação aos níveis de 2019.

Os números definitivos vão depender da evolução referente às restrições de viagens, à situação provocada pela invasão da Rússia da Ucrânia, o surgimento de novas variantes do novo coronavírus e as condições económicas a nível global, em particular a inflação e os preços da energia.

Partilhar