Uma rota pedestre com 17 quilómetros de extensão, num percurso que atravessa 20 túneis e dez pontes metálicas, por entre desfiladeiros incríveis e com aves de rapina a voar por perto. Sempre no meio de uma paisagem infinita que se perde de vista.

A antiga linha férrea que unia Salamanca à fronteira portuguesa, no Douro, inaugurada em 1887 e desativada desde 1985, foi transformada numa rota pedestre que promete uma experiência inesquecível.

Fica a dois passos de Portugal e em tempos aqueles carris históricos serviram de casa aos comboios que ligavam San Esteban a Barca D’Alva. Os carris continuam lá, boa parte das estruturas da antiga linha também. Os caminhantes têm prometida uma viagem ao passado com muito para explorar, com partida da Estação de La Fregeneda, em Espanha.

O Camino de Hierro (Caminho de Ferro), assim se chama o percurso, arrancou em 2021 e já foi percorrido por 27.100 visitantes, 10% dos quais portugueses.

Foto: DR

A Diputación de Salamanca, entidade pública que impulsionou e gere o projeto, quer que muitos mais portugueses fiquem a conhecer esta maravilha arquitetónica. A pé, claro está.

“É um turismo de experiência único e genuíno, que não existe em qualquer outro qualquer lugar do Mundo e que conserva o espírito empreendedor dos portugueses e espanhóis do século XIX. Uma homenagem à maior obra de engenharia feita nesse período”, explica à Volta ao Mundo Francisco Javier Iglesias, presidente da Diputación de Salamanca. “Um autêntico tesouro por descobrir”, considera em jeito de convite.

Entre os túneis do percurso, intactos como na origem, destaca-se o número 1, com impressionantes 1,5 quilómetros de extensão. E há as pontes, uma dezena delas, que atravessam o rio Águeda, que vai desaguar no imenso Douro.

Foto: DR

Percorrer o Camino de Hierro custa oito euros. O bilhete inclui seguro para os caminhantes, que ao longo da rota têm permanente assistência médica, e transporte num veículo que, no final, os devolve à estação de La Fregeneda, o ponto de partida.

A rota tem uma duração prevista de seis horas. Ou de três horas e meia, se optar por um caminho mais reduzido.

Está disponível durante todo o ano, com exceção do mês de agosto, quando as altas temperaturas na região desaconselham a sua realização. É recomendável que seja experimentada durante os meses de primavera e outono, debaixo de temperaturas mais amenas.

O acesso por Portugal a La Fregeneda pode ser feito por Barca D’Alva, através da EN 221. Se quiser entrar por Espanha, Salamanca ou Ciudad Rodrigo são boas opções de passagem – e até de visita.

Pode consultar aqui mais informação sobre uma experiência que tem tudo para ficar gravada na gaveta das boas recordações de aventura.

Partilhar