Restaurante gerido pelo chef José Avillez no Dubai (na imagem) foi um dos galardoados (Foto: DR)

Onze restaurantes do Dubai foram premiados com as primeiras estrelas Michelin atribuídas a espaços gastronómicos no Médio Oriente.

Dois receberam classificações de duas estrelas, outros nove uma estrela. Um deles tem mão de chef português, José Avillez, responsável pelo restaurante TASCA, no Hotel Mandarin Oriental Jumeira.

“Sentimo-nos muito felizes e orgulhosos. A TASCA dá-nos a oportunidade de promover a cozinha portuguesa perante os milhares de pessoas que por ali passam e de reforçar, ainda mais, a notoriedade de Portugal enquanto destino turístico”, regozijou-se José Avillez.

Foto: DR

Com estas distinções, o Dubai juntou-se, assim, a um número crescente de cidades em todo o Mundo cobertas pelas cobiçadas estrelas francesas.

“É um momento histórico”, considerou Gwendal Poullennec, o diretor internacional do guia, citado pela agência AFP.

Para o responsável, o facto de o Dubai contar com uma população de 90% estrangeira, num total de 200 nacionalidades, criou um “caleidoscópio epicurista” na cidade do deserto que é marca dos Emirados Árabes Unidos.

A lista inicial de restaurantes candidatos continha 69 nomes com 21 tipos diferentes de cozinha, incluindo italiana, japonesa, árabe, francesa e indiana.

Criado em 1900 pelos irmãos André e Edouard Michelin, o guia homónimo tornou-se uma referência para os amantes da gastronomia.

Todos os anos, centenas de inspetores passam meses a visitar incógnitos restaurantes nos quatro cantos do planeta.

Os critérios de avaliação são cinco: qualidade dos produtos, mestria na preparação, personalidade da cozinha, valor da experiência e consistência do que é oferecido.

Dos mais elegantes e luxuosos administrados por chefs de renome global aos mais modestos, todos podem sonhar com uma estrela Michelin. Basta que tenham qualidade acima da média.

Partilhar