Foto: Pixabay

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) anunciou uma série de recomendações aos passageiros a ter em conta este verão.

Assim, quem viajar de avião deve, desde logo, chegar com antecedência ao aeroporto.

Deve ainda consultar a página de internet da transportadora aérea operadora do voo para mais informação sobre a antecedência necessária para comparecer no aeroporto. E ter em conta que essa informação pode variar dependendo do país de destino.

Um contacto com a transportadora, o seu agente de viagens ou o próprio aeroporto também é recomendável.

No caso de perder o voo, o melhor é rever as condições do bilhete adquirido pois poderá ter de pagar a ligação para o seu destino.

A ANAC lembra ainda que os horários de check-in podem variar. No caso de ser realizado online, nunca esquecer de imprimir o cartão de embarque ou tê-lo presente no telemóvel.

O controlo de segurança é também um detalhe a ter em conta. Deslocar-se para a porta de embarque o mais cedo possível é preferível.

No caso de cancelamento de voos ou de um atraso superior a três horas, nunca esquecer os seus direitos, que devem ser reclamados junto da companhia aérea responsável.

O passageiro afetado tem direito ao reembolso do bilhete não utilizado ou transporte alternativo, além de prestação de assistência como refeições e bebidas, duas chamadas telefónicas, acesso a email e alojamento em hotel com respetivo transporte.

Pode ainda haver direito ao pagamento de indemnização.

Pode consultar todas as recomendações da ANAC aqui.

Partilhar