País imenso, quase oito vezes o território de Portugal, a Turquia merece demorada viagem de automóvel através de estradas com paisagens de cortar a respiração.
Damos-lhe a saber cinco rotas de estrada que permitem conhecer a Turquia por dentro, pelos seus segredos. A promessa é que vai ficar surpreendido.
Çanakkale-Ayvalık (164 kms)
Percorre-se aqui um vasto património cultural, uma natureza intocada e as praias virgens. O azul e o verde combinam-se no olhar e antigas cidades são motivo de atração e paragem (quase) obrigatória. Há a histórica península de Gallipoli. Há vestígios das epopeias da Ilíada e a Odisseia de Homero, há a antiga cidade de Troia e o seu museu. E também Assos, com as suas baías e praias desertas. Ou a cidade costeira de Altınoluk, o Parque Nacional do Monte Ida, a cascata de Sütüvem, o tanque de Hasanboğdu, o canhão de Şahinderesi e os balneários em Güre.
Ayvalık-Çeşme (236 kms)
Aqui, o destaque vai para as montanhas de Madra e a rota de Bergama, até à cidade antiga de Pérgamo. Também Izmir, no coração do Egeu, e a zona histórica de Foça, bem perto. Urla, conhecida pelas suas alcachofras e restaurantes gourmet, Seferihisar, Kuşadasi, Şirince e as antigas Miletos, Priene e Éfeso são outras das atrações maiores, tal como Çesme.
Kalkam-Antália (197 kms)
Com o Mediterrâneo como companhia constante, cada curva da estrada mostra postais visuais de águas claras, baías desertas e montanhas exuberantes. As antigas civilizações de Patara, Kalkam, Kaş, Olimpo e Çıralı são pontos de paragem. Para finalizar, Antália e as profundas águas azuis de Kaş, um dos centros de turismo de mergulho mais importantes da Turquia.
Eskişehir-Isparta (293 kms)
Eskişehir, o ponto de partida, é conhecida pela sua vibrante vida urbana. Isparta, o destino, é a cidade das rosas, com atrações naturais e modernas. O caminho cruza pontos culturais, como o centro histórico de Odunpazarı ou Atlıham, paisagens naturais com Yalvaç e Eğirdir a merecer destaque, tal como o Parque Nacional do Lago Kovada ou o Parque Natural de Gölcük.
Bolu-Çamlıhemşin (938 kms)
A viagem é longa mas merece todos os quilómetros palmilhados. De Bolu, com os seus lagos únicos para apreciar, até Çamlıhemşin, paraíso das montanhas de Rize, a rota mostra paisagens de bosques verdes águas azuis. Com o Parque Nacional de Yedigölher, as vielas singulares de Safranbolu e as históricas cidades portuárias de Sinop e Samsun como outras das possíveis opções de visita. Ordu, Trabzon e as mesetas de Ayder, Pokut, Gito e Sal são, igualmente, possibilidades a ter em conta.