Foto: Pixabay

O turismo no Brasil cresceu pelo terceiro mês consecutivo e regressou aos níveis registados no início de 2020.

De acordo com dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a subida foi de 45,6% em relação ao ano passado, com impulso signficativo de receitas registadas principalmente nos transportes aéreos, restaurantes e hotéis.

A tendência é positiva e augura que o setor irá melhorar nos próximos meses.

Após 27 meses de receitas abaixo do nível pré-pandémico, os números surpreenderam a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que não esperava este resultado na época baixa, mas apenas após as férias de julho.

“Podemos dizer que o setor do turismo finalmente conseguiu pôr o nariz acima da água, uma vez que já não vemos as perdas que foram observadas em relação ao período da crise sanitária”, disse Fabio Bentes, economista do CNC, citado pela agência espanhola Efe.

São Paulo foi a região que mais impulsionou o turismo, seguida por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo o perito do CNC, o setor fatura atualmente menos 13,5% no Rio de Janeiro devido aos custos mais elevados desta cidade.

Tal como lhe contou recentemente a Volta ao Mundo, o Brasil está a chamar turistas internacionais para destinos fora do comum. E quer dobrar o mercado português.

Em abril, a TAP retomou todos os voos de Portugal para diferentes brasileiras.

Partilhar