Foto: DR

Instalado numa ilha privada no meio do lago Udai Sagar, um hotel de luxo lembra um palácio em meio rural, com jardins românticos e um templo com 400 anos.

O primeiro hotel da cadeia Raffles na Índia é um cruzamento de influências ocidentais e orientais.

A arquitetura clássica europeia ao estilo palladiano, com cúpulas, tetos altos e espaços ao ar livre amplos e exuberantes, mescla-se com a herança real do Rajastão e elementos da arquitetura Mughal, com pavilhões chhatri e painéis ornamentais jali.

O luxuoso hotel de 101 quartos ergue-se numa ilha privada com oito hectares, no meio do sereno lago Udai Sagar. A travessia faz-se de barco, de onde se avistam flamingos, íbis, cegonhas pintadas, garças e muitas outras espécies de aves.

Longe da agitação da cidade histórica de Udaipur, a propriedade lembra um belíssimo palácio em ambiente rural, com pomares e jardins ornamentais que convidam a passeios românticos, perfumados com plumeria branca, jasmim noturno e lírios, e povoados por ficus religiosa (ou figueira-dos-pagodes), uma árvore sagrada na Índia. Existe ainda um templo com 400 anos.

Foto: DR

Todos os quartos e suites têm vista ininterrupta para o lago e panorâmicas das montanhas circundantes, jardins privativos, varandas, piscinas de imersão e uma decoração elegante, em tons pastel, e artesanato local.

O legado real da região é ainda recuperado à mesa do Sawai Kitchen, o restaurante indiano do hotel, que reinventa receitas perdidas das casas reais com um toque de modernidade. No Harvest, propõe-se uma experiência gastronómica farm-to-table, com produtos provenientes das hortas da propriedade; e na escola de culinária Rasoi, os hóspedes podem participar na confeção dos pratos.

Existe ainda uma pâtisserie com sobremesas francesas; um bar com cocktails e um menu de champanhe e caviar; e o icónico Long Bar, marca registada da Raffles, cuja oferta é focada em espirituosas indianas, single malts, cervejas locais do Rajastão e o cocktail de assinatura Udaipur Sling, feito com produtos frescos da ilha e xaropes caseiros.

O hotel tem ainda um spa, centro de fitness e piscina e propõe um leque de experiências para explorar a região, entre elas um cruzeiro ao luar, visitas guiadas a quintas, sessões de ioga e meditação, observação de astros e caminhadas pelo património de Mewar.

O Raffles Udaipur fica a 20 minutos do Maharana Pratap Airport (transfer assegurado). Os quartos duplos têm preços desde os 350 euros (com pequeno-almoço).

Partilhar