Foto: K8 Expeditions/AFP

Chama-se Kristin Harila, é norueguesa e acaba de fazer História. Escalou o gigante Broad Peak, no Paquistão, e está a caminho de tornar-se a primeira mulher a subir as 14 grandes montanhas do Mundo no menor espaço de tempo.

O Broad Peak foi o nono pico alcançado por Kristin, de 36 anos. Ela persegue o recorde estabelecido em 2019 pelo nepalês Nirmal Purja, que alcançou o feito de alcançar os 14 picos em apenas seis meses e seis dias.

Só o Paquistão concentra cinco dos picos mais elevados, aqueles que sobem acima dos 8000 metros.

Um número anormal de alpinistas está este ano a enfrentar as montanhas do país. Seis pessoas estão dadas como desaparecidas só desde junho, incluindo quatro estrangeiros.

De acordo com as autoridades paquistanesas, nomeadamente só o K2, com 8611 metros, foi procurado em 2021 por 140 pessoas, incluindo 20 mulheres.

Até este ano, o K2 fora escalado apenas 425 vezes.

Já o Evereste – o mais alto do Mundo – foi conquistado por mais de 6000 alpinistas desde que Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegaram ao topo, em 1953.

Em julho, o nepalês Sanu Sherpa tornou-se o primeiro a completar o cume duplo de todos os 14 super picos depois de chegar ao topo do Gasherbrum II.

Partilhar