Berlengas (Diana Quintela/Global Imagens)

Gosta de fotografar? De viajar? E de Natureza? Pois bem, e porque hoje é o dia mundial da fotogtafia, aqui vai um desafio.

O projeto Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes convida-o a habilitar-se a passar dois dias numa das 12 regiões portuguesas com esse selo da UNESCO.

A ideia do projeto, financiado pela EEA Grants, é eleger a melhor fotografia tirada num dos 12 territórios identificados pela UNESCO e premiá-la com duas noites (alojamento e pequeno-almoço) numa Reserva à escolha.

São 12 as Reservas da Biosfera definidas em Portugal. Lugares de relevo pelo seu património natural e cultural, têm um papel relevante na conservação da Natureza e biodiversidade, em harmonia com a cultura e o desenvolvimento sustentável. E estão bem distribuídas pelo país que certamente já cruzou alguma (ou várias) delas.

Cinco das Reservas da Biosfera ficam no território continental (Paul do Boquilobo, Gerês-Xurés, Tejo-Tajo internacional, Meseta Ibérica e Castro Verde), uma está ao largo de Peniche, nas Berlengas, quatro nos Açores (Ilhas do Corvo, Graciosa e Flores e Fajãs de São Jorge) e duas no arquipélago da Madeira (Santana e Ilha do Porto Santo).

Basta partilhar uma fotografia de autoria própria tirada numa das Reservas na caixa de comentários da publicação de lançamento deste desafio, na página das Reservas da Biosfera Portuguesas na rede social Facebook, indicando qual é o território fotografado.

A participação no concurso é gratuita e aberta a todos os residentes em Portugal Continental, na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira e decorre até ao dia 15 de setembro de 2022. O vencedor será anunciado no dia 26 de setembro.
Os EEA Grants são programas através dos quais a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega ajudam de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com Estados beneficiários, entre os quais está Portugal, contemplado com uma verba de 102,7 M€.

Partilhar