(Foto DR)

O boutique hotel Casa Silencio, instalado numa destilaria nas profundezas do vale de Oaxaca, no México, é uma ode à produção ancestral da bebida do agave e à cena artística emergente da região.

A Casa Silencio é um casamento criativo entre os fundadores do El Silencio – a marca de mescal mais vendida nos EUA – e o famoso arquiteto mexicano Alejandro D’Acosta, conhecido pela abordagem inovadora à construção sustentável, que inclui a criação de espaços modernos com recurso a matérias-primas recuperadas. As paredes são de taipa, com terra local, os tetos de madeira reciclada e por todo o edifício há materiais e cores inspiradas nas ferramentas e nos elementos naturais usados na produção do mescal, como cobre e madeira queimada.

(Foto DR)

O boutique hotel de seis suites nasceu numa propriedade aninhada na paisagem árida de Xaaga, o “vale do silêncio”, onde está instalada a destilaria artesanal criada em 2013 por Fausto Zapata e Vicente Cisneros. Todos os quartos, de traço geométrico – alguns com dois andares e lareiras -, são decorados com peças produzidas por artesãos locais. Tapetes de lã tecidos à mão em Teotitlán del Valle, cortinas feitas por uma família em Mitla e pedras esculpidas em San Salvador El Seco. A coleção de arte da Casa reúne ainda pinturas, esculturas e outras peças de artistas de todo o país.

(Foto DR)

As casas de banho exibem pias de pedra monolítica e há até uma com uma parede de mosaico feita inteiramente de garrafas recicladas de El Silencio. Por todo o hotel, as janelas estão posicionadas para enquadrar “a Montanha Sagrada”, uma grande formação rochosa em frente à propriedade, que conta ainda com jardins de agave no exterior, uma piscina de imersão e fogueiras para aquecer as noites do deserto.

(Foto DR)

Visitas guiadas pela destilaria e degustações de mescal, música, moda, teatro, gastronomia e cinema são outras das ofertas. E no restaurante e no bar há experiências gastronómicas criadas por chefs de renome mundial, ao redor de uma mesa comunitária feita de uma única laje de 17 toneladas de basalto, que se estende da sala para o pátio exterior, sombreado por uma obra inspirada nos alebrijes, esculturas que evocam criaturas do folclore mexicano.

(Foto DR)

A Casa Silencio fica a uma hora de carro do Aeroporto de Oaxaca. A partir de 950 euros consegue uma suite com pensão completa, visita à destilaria e degustação de mescal.

Partilhar