Aldeia do Candal, na Lousã (Bosc d'Anjou/Flickr)

Um dos destinos de férias cá dentro que viu crescer a procura dos portugueses nas plataformas de alojamento este verão foi Sul. Sim, mesmo assim, sem artigo.

Sul é uma freguesia de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. E marca a tendência: Portugal está a virar-se para dentro. E ainda bem.

Sul surge no crescimento das buscas no Airbnb junto com locais “não tradicionais” de verão como Lousã (Coimbra), Alqueva (Évora) e Grândola (Setúbal). Atentando às reservas efetivas, Reguengos de Monsaraz (Évora), Esposende (Braga) e Moncarapacho (Faro) também registaram um aumento significativo.

Em comunicado, a plataforma de busca de alojamento aponta a “redistribuição do turismo e a criação de novas oportunidades económicas” para os proprietários.

E associa o fenómeno ao aumento do impacto da inflação nas economias familiares: as pessoas procuram aumentar os rendimentos para suportar o custo de vida alugando espaços a turistas.

Até porque cada vez mais viajantes procuram alojamentos únicos, “tais como casas pequenas, casas na árvore, cabanas, celeiros ou castelos, frequentemente localizados em zonas rurais”.

Já no que toca a ir para fora, os portugueses procuraram mar e sobretudo em Espanha (Ibiza, Palma, Santa Cruz de Tenerife, Isla Cristina).

Partilhar