Foto: Pixabay

A entrada de estrangeiros em Macau vai ser permitida pela primeira vez desde março de 2020.

Os visitantes internacionais poderão passar a visitar o antigo território de língua portuguesa já a partir desta quinta-feira, 1 de setembro.

De acordo com o Governo macaense, será autorizada a entrada a “não residentes provenientes de outros países ou regiões designados pela autoridade sanitária, mediante avaliação do risco de epidemia e tendo em conta as necessidades reais de circulação de pessoas.”

Os estrangeiros terão de cumprir “as condições de entrada definidas” pelos Serviços de Saúde de Macau.

Num primeiro momento, serão autorizados trabalhadores não residentes e seus familiares, assim como viajantes de 41 países.

Ao contrário do que acontece para quem entra pela fronteira com a China continental, quem chega de fora do país continua a ser obrigado a cumprir uma quarentena de sete dias num hotel.

A quarentena é seguida de três dias de “autovigilância médica” que pode ser feita em casa.

Em abril passado, Macau tinha levantado as restrições fronteiriças a trabalhadores filipinos, estudantes universitários e profissionais do ensino estrangeiros, como professores portugueses.

A isenção foi mais tarde alargada a trabalhadores oriundos da Indonésia.

Em maio, a região aprovou a entrada de todos os portugueses não residentes no território, assim como de cônjuges estrangeiros e filhos menores de residentes locais.

Macau segue a política de zero casos imposta por Pequim, apostando na testagem massiva da população e em confinamentos para evitar a propagação de casos de covid-19.

Partilhar