Foto: Pixabay

Há um novo e inesperado chamariz na ilha grega de Santorini. E não é um chamariz qualquer, trata-se de uma estátua rara e perfeita com… 2700 anos.

A Kore de Thera, assim se chama a figura descoberta apenas no ano 2000, data do século VII AC e mostra uma mulher de cabelos compridos.

Com quase 2,5 metros de altura e feita de mármore da ilha vizinha de Naxos, a estátua está praticamente intacta, faltando-lhe apenas a ponta do nariz e um cotovelo.

Historiadores acreditam que se trata de um monumento funerário que fazia parte do cemitério da antiga cidade de Thera, onde foram também encontrados outros tesouros do género em muito pior estado.

Foto: DR/Ministério da Cultura da Grécia/AFP

A estátua vai ser mostrada durante este fim de semana aos moradores locais e aos turistas que se encontrem em Santorini. No futuro, fará parte do museu da ilha, atualmente em fase de remodelação.

“É uma das poucas estátuas helénicas antigas sobreviventes feitas de pedra”, explicou o Ministério da Cultura grego, em comunicado.

Um dos principais destinos de viagem da Grécia, Santorini foi completamente destruída devido a uma erupção vulcânica no final do século XVII, tendo depois sido reconstruída praticamente de raiz.

Partilhar