Foto: Isaac Lawrence/AFP

Chama-se Peak Tram e é o mais famoso transporte público de Hong Kong. Esteve parado mais de um ano para remodelação e está agora de volta para mostrar tudo sobre aquele território da costa sul da China.

Em atividade desde 1888, o Peak Tram é um funicular que sobe a encosta do Victoria Peak, proporcionando aos seus utilizadores uma vista única de Hong Kong durante uma subida de 1,3 quilómetros que pode chegar a uma inclinação de 48%.

Entre a estação de partida e a de chegada há quatro paragens, sempre em linha reta até ao topo, situado a 400 metros de altitude.

Durante a viagem, é possível apreciar com calma todos os recantos de Hong Kong, até porque o funicular nunca ultrapassa os 15 km/h.

O célebre elétrico, autêntica instituição pública local, foi alvo de uma profunda recuperação, que teve um custo de pouco mais de 100 milhões de euros.

Foto: Isaac Lawrence/AFP

A sua capacidade foi agora aumentada para 210 passageiros e mereceu ainda um terminal novo, em pleno coração da principal zona comercial da ilha.

Outra das novidades é o regresso ao verde original, depois de anos a fio pintado de um vermelho que lhe ficou imagem de marca.

Os bilhetes de ida e volta custam agora o equivalente a 11 euros, tendo encarecido 70%.

“Espero que todos os visitantes sintam que vale a pena o preço. Temos que considerar o aumento de nossos custos operacionais e a sustentabilidade de longo prazo”, disse May Tsang, responsável principal Peak Complex, que opera o Peak Tram.

Partilhar