Foto: Pixabay

Haarlem, cidade dos Países Baixos com 150 mil habitantes, está nas bocas do Mundo ao tornar-se a primeira de sempre a desaconselhar o consumo de qualquer tipo de carne devido às alterações climáticas.

Situada nos arredores de Amesterdão, Haarlem aprovou a proibição de anúncios de carne de criação intensiva em locais públicos.

A medida, que entrará em vigor apenas em 2024, foi aprovada pela Câmara Municipal em novembro, mas passou despercebida até a semana passada, quando um vereador anunciou que notificou oficialmente as agências de publicidade.

“Haarlem será a primeira cidade nos Países Baixos, na Europa e no Mundo a banir anúncios de carne”, sublinhou Ziggy Klazes, conselheiro do partido GroenLinks (Esquerda Verde) que redigiu o movimento, citado pela agência AFP.

Para Klazes, é contrário à política da cidade “ganhar dinheiro alugando o espaço público para produtos que aceleram o aquecimento global.”

A proibição terá como alvo toda a carne barata da agricultura intensiva, o que inclui anúncios a cadeias de fast-food.

Também nos Países Baixos, Amesterdão e Haia já proibiram anúncios de viagens aéreas, carros movidos a gasolina e combustíveis fósseis.

Noutros pontos do globo, a Grã-Bretanha retirou da televisão publicidade a alimentos ricos em gordura, açúcar e sal antes das 21h00, para ajudar a reduzir a obesidade infantil.

E Singapura proibiu anúncios de bebidas açucaradas.

Partilhar