Foto: Waqar Hussein / EPA

O viajante, fotógrafo e cineasta paquistanês Kamran Ali vai estar em Matosinhos a partilhar experiências e apelar à solidariedade com as vítimas das inundações que devastaram o Paquistão.

Kamran Ali nasceu no Paquistão rural, formou-se em ciências da computação na Alemanha e empreendeu a travessia de meio Mundo para regressar a casa. De bicicleta. Pelos trilhos da vida, tornou-se fotógrafo e cineasta, uma arte que o levou a documentar o drama que afetou o seu país no início de setembro.

É em nome das dezenas de milhares de vítimas das cheias – um terço do país ficou debaixo de água – que se junta este fim de semana à Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) numa ação de solidariedade: Kamran terá fotografias da sua autoria à venda no Travel Fest, o festival de viajantes e produtores de conteúdos de viagem que acontece sábado e domingo no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

O ciclista de aventura paquistanês (Kamran On Bike) tem um lema: “Nunca estamos muito perdidos enquanto avistarmos o horizonte”.

Oferecer um novo horizonte aos seus concidadãos é o objetivo do fotógrafo, com a venda de cinco fotografias distintas, com preço sugerido de 25 euros por imagens de 30×45 centímetros, das suas viagens à volta do Mundo na bicicleta que nunca mais largou.

As receitas reverterão para uma associação humanitária à qual Kamran Ali está ligado.

“Estou em Portugal a partilhar a minha história no Mundo, mas não posso esquecer as cenas que presenciei há apenas alguns dias quando estava a documentar as vítimas das cheias no meu país. O Paquistão precisa de ajuda!”, apela Kamran Ali.

“É um imperativo ético estarmos associados a causas que tenham real impacto na vida das pessoas. Cada vez mais, o Mundo precisa de exemplos e espíritos solidários. Que possamos, de alguma forma, ajudar as populações mais afetadas pelas devastadoras cheias no Paquistão”, justifica, em comunicado, o presidente da ABVP, Filipe Morato Gomes.

Recorde-se que ainda há dias o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, terminou um visita às zonas afetadas classificando o desastre climático que viu como “carnificina climática”.

O “Travel Fest” é um evento anual da ABVP, que regressa agora após dois anos de interregno pandémico. Além de palestras e mesas redondas (“VolunTurismo: fazer a diferença ou oportunismo?” e “Sustentabilidade no Turismo de Natureza”), inclui, na sexta-feira, uma ação de limpeza nas praias de Matosinhos à que qualquer pessoa se pode juntar.

O alemão residente em Portugal Andreas Noé, conhecido como The Trash Traveller, o médico humanitário português Gustavo Carona, o australiano apaixonado por trekking em lugares inacessíveis Jackson Groves (Journey Era), a fotógrafa brasileira Ana Abrão, autora do livro “Outros Mundos”, e o videógrafo e fotógrafo italiano Oliver Astrologo são alguns dos oradores do evento.

“Viajar (e produzir conteúdos de viagem) com ética, respeito pelas culturas e pelo planeta” são os valores da ABVP, que “estarão espelhados na escolha dos temas, com o objetivo de refletir, contribuir para (re)imaginar e redefinir a indústria e o mundo de viagens”, explica a associação.

Partilhar