Foto: Pedro Correia/Global Imagens

A previsão de uns dias de repouso na Andaluzia emana das paredes alaranjadas do Barceló Punta Umbría Beach Resort.

O colosso estende-se por quase um quilómetro em frente ao pinhal da Playa de los Enebrales, na vila piscatória de Punta Umbría – a 40 minutos da fronteira portuguesa –, sob o brilho dourado da Costa de la Luz. Com quartos duplos a partir de 100 euros, desdobra-se em três edifícios contíguos, onde cabem 1200 quartos amplos e luminosos – cada um acolhe até quatro pessoas –, um centro de congressos, quatro restaurantes buffet, spa e um conjunto de espaços e serviços que fazem do Barceló um dos maiores resorts em território europeu.

A dimensão não impede, todavia, um ambiente acolhedor, para o qual contribuem os pequenos pátios interiores em tijoleira, rodeados por varandas salpicadas de plantas e colunas em tons terra, e ainda as famílias que se cruzam de toalha ao ombro e chinelo de dedo pela receção. É um resort assumidamente familiar, com tudo a que se tem direito para umas férias tranquilas no sul de Espanha. E mais alguma coisa.

No check-in, os hóspedes recebem um mapa para se orientarem pelo hotel e o programa de animação diurna e noturna da semana. Mas a melhor forma de navegar por este navio de recreio é a aplicação móvel, que reúne toda a informação útil e permite fazer as inscrições nas atividades aos que assim o desejem.

Foto: Pedro Correia/Global Imagens

O rol de experiências e áreas dedicadas aos petizes inclui um clube infantil, uma sala de jogos, concertos e espetáculos direcionados a diferentes faixas etárias. Durante a estadia, podem ser princesas por um dia, patinar com a Elsa e a Anna – do filme Frozen –, ou aprender a cozinhar, sempre acompanhadas por uma equipa de entretenimento.

Enquanto isso, os adultos podem desfrutar de um refresco junto à piscina, de uma massagem ou do circuito de hidroterapia do spa (taxa extra de acesso). À disposição de miúdos e graúdos estão ainda campos de padel, ginásio e até um escape room.

Ao optar pela modalidade tudo incluído, os hóspedes têm direito a todas as refeições (com bebidas) nos restaurantes buffet do resort – El Estero, El Calé, Cormoranes e Brújula ,– que oferecem propostas de cozinha mediterrânica, italiana, americana e internacional; e ainda snacks ao longo do dia, sanduíches, sumos e gelados junto à piscina e uma seleção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, desde as 10 horas até à meia-noite.

Este ano, o quatro estrelas elevou a fasquia e lançou um novo serviço premium, com zonas exclusivas e experiências adicionais: uma entrada diária no spa, um jantar no restaurante Camarina – uma cozinha moderna, à carta, focada nos ingredientes da costa e da serra de Huelva, como as gambas brancas ou o porco ibérico –, e acesso ao novo rooftop bar.

De porta aberta ao mar
Ainda que nada falte para umas férias descansadas, a localização privilegiada do resort convida a sair em exploração das imediações.

A província de Huelva é banhada pela última luz solar sobre Espanha, mais um motivo para aproveitar os longos dias de verão estendendo a toalha no areal dourado e ir a banhos na água temperada do Mediterrâneo. Para chegar à praia basta seguir por um passadiço que atravessa as dunas e mergulha no pinhal da Paisagem Natural de los Enebrales.

A poucos metros dali, plantada quase sobre a areia, está outra unidade do grupo hoteleiro que vale a pena conhecer. O Barceló Punta Umbría Mar, mais pequeno e intimista, tem até uma área reservada a adultos, onde o silêncio é imperativo. Uma das estrelas do hotel é o restaurante Arrozante, cujo nome não deixa margem para dúvidas quanto ao foco da carta: os arrozes. As especialidades incluem paelhas apuradas e arroz caldoso, com ingredientes locais como o marisco, legumes e cogumelos selvagens.

Foto: Pedro Correia/Global Imagens

Do outro lado da paisagem pantanosa da Reserva Natural de Marismas del Odiel, que separa Punta Umbría da capital da província e faz as delícias dos entusiastas da observação de aves, a pequena cidade de Palos de la Frontera é um exemplo histórico da forte ligação da região ao mar.

Dali terá partido Cristóvão Colombo, a 3 de agosto de 1492, na viagem que o levou à descoberta da América. Esse legado pode ser vivido num visita ao Muelle de las Carabelas, uma instalação museológica que permite subir a bordo de réplicas em tamanho real dos três navios do navegador: o Niña, o Pinta e o Santa María, construídos para as comemorações do 500.º aniversário da expedição.

A “Volta ao Mundo viajou a convite do Barceló Punta Umbría Beach Resort

Partilhar