Foto: Luong Thai Linh/EPA

A chamada ‘rua dos comboios”, uma das mais visitadas atrações turísticas em Hanói, capital do Vietname, foi fechada sem aviso prévio.

Com centenas de casas e estabelecimentos espalhados ao longo de um quilómetro pelas margens da linha férrea, que dista somente um metro do ponto de passagem dos comboios, a rua era ponto de paragem obrigatória para quem se deslocava a Hanói.

O local fora reaberto há poucas semanas depois de quase dois anos encerrado devido à pandemia. Agora, fechou sem perspetiva de reabertura.

As autoridades da cidade consideraram que as empresas ao longo da rua violavam as regras de segurança. E tomaram medidas drásticas.

Foto: Luong Thai Linh/EPA

A notícia foi recebida com surpresa e desilusão por visitantes internacionais e pelos comerciantes locais.

“Os turistas estavam a voltar e o negócio recuperava o suficiente para ganharmos a vida. Tudo mudou”, lamentou Nguyen Thi Thu, proprietária de um dos muitos cafés situados junto à linha ferroviária. “Quando chegava a hora do comboio passar, pedíamos a todos os clientes que se protegessem, não havia perigo algum”, contou.

Construída pelos governantes coloniais franceses, a ferrovia transportava mercadorias e pessoas pela Indochina Francesa e ainda é usada pela empresa ferroviária estatal do Vietname.

Partilhar