Foto: DR

O Rosewood São Paulo é uma carta de amor ao Brasil. O primeiro hotel do grupo na América do Sul levou uma década a concluir e evoca um verdadeiro sentido de lugar.

Seja pelas peças de arte de artistas brasileiros criadas especificamente para cada um dos espaços ou pela forma como o arquiteto Jean Nouvel – prémio Pritzker – e o diretor artístico Philippe Starck criaram um alojamento moderno, inspirado na diversidade cultural do país, num edifício simbólico: a antiga Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, construída no início do século XX e onde nasceram mais de meio milhão de paulistas.

Além do edifício histórico, os 160 quartos e 100 residências privadas ocupam uma torre contemporânea, vestida de jardim tropical com espécies indígenas da Mata Atlântica.

O hotel é uma espécie de oásis urbano, junto à Avenida Paulista, na nova Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios do início do séc. XX cuidadosamente transformados em residências particulares, lojas e locais de entretenimento.

A coleção de arte integra 450 obras criadas por mais de 50 artistas e artesãos brasileiros, que representam a ampla gama de expressões artísticas do Brasil, da arte de rua à arte indígena. Desenhos, pinturas, colagens, esculturas e instalações ocupam corredores, salas, restaurantes, jardins, escadas e elevadores, fazendo do hotel um museu de arte contemporânea.

Nos jardins está a Capela de Santa Luzia, outro edifício histórico cuidadosamente restaurado e que passados 100 anos voltará a ser usado para casamentos e outras celebrações.

Na oferta gastronómica do hotel há a cozinha moderna do Le Jardin; o Blaise, uma brasserie mais casual que serve cozinha francesa com influências brasileiras; e o Taraz, uma montra da culinária sul-americana.

Compõem o espaço o Rabo di Galo, um bar de jazz com cocktails e petiscos brasileiros e teto pintado à mão; o Emerald Garden Pool & Bar, que serve pratos para toda a família junto à piscina forrada com mosaicos de 40 tons diferentes; e o Belavista Rooftop Pool & Bar, exclusivo para adultos junto à piscina infinita no terraço.

O Rosewood São Paulo fica na Rua Itapeva, na Bela Vista, São Paulo. Tem quartos duplos a partir de 580 euros, com pequeno-almoço.

 

Partilhar