Foto: DR

No coração do Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche, na Andaluzia (Espanha), há um hotel de traço moderno e airoso, a poucos minutos de atrações como a Gruta das Maravilhas ou as minas de Riotinto e o seu cenário marciano.

Localizado no norte da província de Huelva, trata-se de um quatro estrelas do portefólio Barceló, sobranceiro à vila de Aracena, um desses pueblos blancos que cobrem colinas por todo o interior da Andaluzia.

Recentemente renovado, o hotel conta com 83 suítes e villas privadas, com quartos duplos a partir dos 93 euros.

Elegantes e luminosas, de tons sóbrios, dão destaque à vista: um amontoado de casas caiadas contra a paisagem verde da serra, vigiado pelo castelo empoleirado no monte.

As quatro suítes Júnior são os quartos mais exclusivos do hotel. Têm 50 metros quadrados, uma enorme sala de estar com lareira e acesso direto a um terraço sobre a piscina.

Para quem procura uma estadia mais intimista e próxima da Natureza, o hotel dispõe de moradias independentes de traço mais rústico. Estão equipadas com cozinha, lareira e jardim exterior e algumas são interligadas, a pensar nas famílias.

Permitem desfrutar da privacidade de uma casa independente, mas com os serviços e confortos de um hotel.

O Barceló é uma varanda para alguns dos tesouros da região. A menos de um quilómetro dali, no centro da vila, fica a entrada para a Gruta das Maravilhas, uma das cavernas mais extensas de Espanha.

Foto: DR

No seu belíssimo interior, dos quais apenas 1200 metros são visitáveis, encontram-se galerias, pequenas câmaras e corredores esculpidos pela ação da água nas rochas calcárias, revestidas de estalagmites e estalactites, colunas e cortinas, paredes forradas de pequenos cristais e lagos cristalinos de cor azul-turquesa.

Segundo a lenda, a gruta teria sido encontrada por um pastor quando uma das suas ovelhas se perdeu do rebanho. Mas os primeiros registos, de meados do século XIX, apontam a descoberta relacionada com a prospeção mineira da região.

A meia hora de Aracena, em Minas de Riotinto, pode conhecer-se melhor o passado e o presente dessa indústria que moldou a paisagem, numa visita ao Parque Mineiro. O complexo inclui o Museu Mineiro Ernest Lluch, que guia os visitantes pelos mais de cinco mil anos de história de mineração em Huelva, pelo bairro inglês e as suas casas vitorianas e num circuito de comboio pelas minas desativadas.

Uma das mais recentes experiências criadas pelo parque permite aos visitantes percorrer locais a que a comunidade científica já apelidou de “Marte na Terra”. O passeio atravessa uma paisagem de tons avermelhados e alaranjados, cenário de filmes e séries, cujas características – elevada acidez e baixo oxigénio – motivam estudos da NASA, da Agência Espacial Europeia e outras instituições sobre as similaridades com o ambiente do planeta vermelho.

Foto: DR

 

Partilhar