As autoridades de Omã e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram a construção conjunta de uma linha de comboio que vai unir aqueles dois países do Médio Oriente.
A ligação ferroviária vai ligar o porto de Sohar, em Omã, a Abu Dhabi, capital dos EAU, num total de 303 quilómetros. Os custos da obra, que não tem data prevista de conclusão, ascendem aos… 3 biliões de euros.
Sohar é um porto de águas profundas no Golfo de Omã e possui um acordo com o porto de Roterdão, nos Países Baixos, que o torna fundamental na ponte de comércio entre a Ásia e a Europa.
“É um projeto que promete enormes ganhos estratégicos económicos e sociais”, considera Abdulrahman Salim Al Hatmi, CEO do grupo Asyad, empresa que controla a Oman Rail.
Os futuros passageiros irão usufruir de comboios de última geração, com velocidades que podem chegar aos 200 km/hora.
Quando a nova linha entrar em funcionamento, a Etihad Rail, rede ferroviária dos EAU, passará a operar 1200 quilómetros de carris conectando todos os sete emirados do país, Omã e a fronteira da vizinha Arábia Saudita.
Já um outro projeto ferroviário multimilionário que prevê a ligação dos seis países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo – Omã, EAU, Arábia Saudita, Catar, Bahrein e Kuwait – encontra-se paralisado desde 2004, quando um estudo de viabilidade foi aprovado mas jamais concretizado.