Foto: Pixabay

Após dois anos de isolamento, as regiões administrativas chinesas de Macau e Hong Kong voltaram a receber turistas, com números surpreendentes. Mas o melhor está ainda para vir, sobretudo a partir de novembro.

Nos primeiros sete dias deste mês, Macau acolheu um total de 182.284 visitantes, segundo anunciaram as autoridades locais, que classificaram esse período como a “semana dourada” do território.

Tal designação deveu-se não apenas aos números registados, mas também porque o período entre 1 e 7 de outubro concentrou vários feriados, naquele que é o segundo maior período de movimento de massas na China a seguir às celebrações do Ano Novo lunar.

Em 2021, Macau viu entrar apenas oito mil turistas. Este ano, recebeu pouco mais do que quatro milhões, a esmagadora maioria oriundos da China Continental.

Até novembro, está previsto que sejam novamente autorizadas excursões organizadas e a emissão de vistos eletrónicos.

Já Hong Kong contou, no primeiro semestre de 2022, com 76 mil turistas. Como ponto de comparação, recorde-se que em 2018 a cifra chegou aos… 65 milhões.

A grande reabertura ao turismo está prevista para o próximo mês, embora continue a ser obrigatório o uso de máscara em locais públicos e a realização de testes para deteção do coronavírus.

Partilhar