Vai nascer a Grande Rota da Madeira, percurso pedestre com extensão de 93 quilómetros que ligará os concelhos de Machico e Porto Moniz, atravessando todos os municípios da ilha.
Cerca de 60% da rota será constituída por percursos recomendados, sendo que 40% serão novos trilhos que farão a ligação entre os caminhos já existentes.
Demorará entre três a quatro dias a ser percorrida, dependendo da preparação física do caminhante.
O projeto, que representa um investimento de 400 mil euros, será inaugurado no final do próximo ano e procurará “diversificar a oferta turística nos percursos pedestres recomendados”, conforme explicou Susana Prada, secretária regional do Ambiente.
“É uma oferta diferente, porque obriga a que quem o vá fazer tenha de pernoitar na serra. Para isso, tanto pode fazê-lo acampando nos locais adequados, com autorização, ou pode fazê-lo nos abrigos de montanha”, acrescentou.
Um dos objetivos da criação da Grande Rota da Madeira passa também pelo aumento da oferta e pela diminuição da carga nos percursos mais procurados.
Atualmente, os 33 percursos recomendados da Madeira, que perfazem um total de 200 quilómetros, são pequenas rotas inferiores a 30 quilómetros, que demoram um dia ou menos a percorrer.