Foto: Jose Jacome/EPA

O vulcão Cotopaxi, no coração dos Andes do Equador, voltou a dar sinais de atividade.

Segundo a agência espanhola EFE, foi registado um ligeiro abalo sísmico, além da emissão de gases, vapor de água e cinzas.

Citando o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional do Equador, a EFE referiu que o sinal do tremor foi baixo, tendo durado cerca de quatro horas, período durante o qual “o nível de atividade sísmica do vulcão diminuiu.”

O IG do Equador indicou ainda que foi reportada “uma ligeira queda de cinzas” na zona do Refúgio José Rivas, a 4.864 metros de altitude, perto do cume (5.897 metros).

A emissão de gases e vapor de água formaram uma nuvem que subiu cerca de 1000 metros acima do topo da montanha e que, devido ao efeito dos ventos, tomou direção a oeste.

Localizado no leste dos Andes a cerca de 45 quilómetros a sudeste de Quito, capital do Equador, o vulcão Cotopaxi apresentou a sua última reativação em 14 de agosto de 2015, depois de 138 anos de inatividade.

Por ser coberto por um extenso glaciar que pode derreter com altas temperaturas, o Cotopaxi é considerado um vulcão perigoso, pois pode colocar em risco as populações instaladas no seu meio envolvente.

A erupção acontece precisamente na semana em que o Equador desativou as medidas restritivas para a entrada de viajantes internacionais implementadas devido à pandemia.

Para visitar o país, deixou de ser necessária a apresentação de certificado de vacinação e de testes negativos à covid.

Partilhar