Foto: DR

Uma fazenda de arquitetura colonial, aninhada num jardim exuberante, a poucos minutos da cidade histórica e Património Mundial da UNESCO de Antígua, é agora um boutique hotel de charme, na Guatemala.

O novo Villa Bokéh – o nome vem de uma palavra japonesa usada para descrever a qualidade estética das zonas desfocadas de uma imagem – está aninhado num exuberante jardim de 2,4 hectares, que serve de moldura a um vulcão, elevado à distância.

A fazenda de 15 quartos, de arquitetura colonial, foi em tempos lar de um casal amante de arte e agora renovada pelo Paliare Studio.

Sob a alçada do grupo Alta, ganhou nova vida como um alojamento intimista, onde os hóspedes encontram uma fusão de arte, cultura e Natureza. É a segunda propriedade Relais & Chateaux no país, a seguir ao seu irmão mais velho, o hotel Casa Palopo, junto ao lago Atitlan.

No interior, cada quarto foi decorado individualmente, com diferentes paletas de cor – do azul-marinho ao amarelo-mostarda –, e combina um design moderno com elementos tradicionais guatemaltecos, como os têxteis e as tapeçarias.

Foto: DR

A coleção de arte privada dos antigos proprietários dá o toque final a cada quarto, com fotografias, esculturas e pinturas de artistas locais.

Algumas das suites têm jardins privativos, e outras dispõem de varandas para o oásis ajardinado que as rodeia, pontuado de fontes e com um grande lago ao centro, que é o cenário ideal para um piquenique.

Os jardins do hotel também podem ser alugados para eventos e casamentos.

Foto: DR

O restaurante, o Bokéh 3.1, é uma reinvenção contemporânea de jardim de
inverno, onde o chef Marcos Sáenz serve uma fusão de pratos tradicionais da Guatemala e nouvelle cuisine, com menus sazonais criados a partir de ingredientes locais produzidos no próprio jardim do hotel.

A uma hora de carro do aeroporto internacional La Aurora, o Villa Bokéh conta com quartos duplos a partir de 280 euros (com pequeno-almoço).

Partilhar