Foto: Pixabay

A basílica do Sagrado Coração, que domina Paris desde o topo da colina de Montmartre, foi declarada monumento histórico.

A Place Louis-Michel, localizada frente ao templo e cujos jardins com escadas são um dos lugares mais visitados e fotografados da capital francesa, também foi classificada.

O templo, em estilo neo-românico de inspiração bizantina, “é um monumento emblemático da paisagem parisiense, internacionalmente famoso e o mais visitado da capital depois da catedral de Notre-Dame até ao incêndio de 2019”, segundo o Ministério da Cultura francês.

A construção da basílica foi iniciada em 1875, em parte devido ao desejo do Governo conservador da época de expurgar o que foram considerados excessos da revolução pela Comuna de Paris de 1870 a 1871, reprimida com várias dezenas de milhares de vítimas.

Por isso, a sua construção, concluída em 1923, é associada à repressão da República de inspiração ultracatólica surgida após o fim do Império de Napoleão III.

“A basílica é objeto de uma historiografia cheia de contrastes. Mas proteger um monumento histórico não significa glorificar um ou outro aspeto da sua História”, considerou o Ministério da Cultura.

Partilhar