Agora que é inverno em Portugal, o Brasil veste-se de verão e o Rio de Janeiro encabeça a lista das cidades mais desejadas do país.
A tradicional festa de Ano Novo e o Carnaval são os eventos que irão impulsionar a atividade turística durante o verão carioca.
As cadeias hoteleiras e empresas de aluguer de propriedades esperam uma explosão de turistas já a partir da próxima semana.
O prato principal é a Passagem de Ano na praia de Copacabana, com fogos-de- artifício e concertos gratuitos.
De acordo com o sindicato de alojamento do Rio (HoteisRio), a ocupação hoteleira deverá ser de 98%, com cerca de dois milhões de visitantes.
Este ano, os brasileiros serão os principais turistas no festival carioca, mas espera-se também um aumento de visitantes argentinos, devido à aposta do Brasil no país vizinho com uma campanha reforçada para a época.
As receitas turísticas esperadas durante o verão ascendem a 1,1 mil milhões de euros, de acordo com o Ministério do Turismo brasileiro.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até outubro, o turismo acumulou um crescimento de 34,5% em comparação com o mesmo período em 2021.
O Rio de Janeiro recebe mais de 30% de todas as receitas do turismo recreativo do Brasil.