Foto: Ivete Carneiro/Volta ao Mundo

Os voos domésticos em Cabo Verde movimentaram mais de 22.600 passageiros em novembro, um aumento superior a 37% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Agência de Aviação Civil (AAC), que reportou um movimento global de 45.316 passageiros em embarques e desembarques nos quatro aeroportos internacionais e três aeródromos do país.

Cada passageiro, explicou a AAC, é contado no embarque e no desembarque em aeroportos diferentes.

O desempenho em novembro ainda está longe do mesmo mês de 2019, antes dos efeitos da pandemia, quando as ligações aéreas domésticas movimentaram num mês 33 mil passageiros.

Em Cabo Verde, os voos domésticos eram operados desde 17 de maio de 2021 apenas pela angolana BestFly, em regime de concessão emergencial de seis meses atribuída pelo Governo cabo-verdiano.

A partir de 24 de outubro, a BestFly passou a operar apenas com a Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV, companhia que adquiriu em julho de 2021), terminando o regime de concessão emergencial.

Recorde-se que a BestFly comprou há mais de um ano 70% do capital social da TICV aos espanhóis da Binter, ficando os restantes 30% com o Estado de Cabo Verde.

Os passageiros das ligações aéreas domésticas em Cabo Verde atingiram em 2017 o recorde de quase 465 mil (movimento total de 929.595 embarques e desembarques), com mais de 10.200 voos.

Partilhar