Foto: Philip Fong/AFP

O Japão está a redescobrir as suas linhas ferroviárias, com muitas composições a retomarem a atividade e a reinventarem-se para dar a conhecer um lado escondido e mágico do país.

É o caso da Choshi Electric Railway, que conta com pequenas composições de apenas dois vagões com 60 anos de idade que percorrem a região rural de Chiba.

A estratégia para relançar o projeto e ajudar a dar o conhecer o Japão remoto passou por parcerias de marketing com estrelas pop e a aposta na divulgação.

“Esta é a missão de todos os comboios locais. Queremos servir como veículos de publicidade para as comunidades”, explicou Katsunori Takemoto, presidente da Choshi Electric Railway, citado pela agência AFP.

“A reconstrução dos comboios rurais deve ser feita como parte da própria reconstrução das comunidades”, acrescentou.

O despovoamento, a proliferação dos automóveis, o transporte de cargas e mais recentemente a pandemia dizimaram as receitas das pequenas companhias ferroviárias japonesas.

Foto: Philip Fong/AFP

Legados do boom económico do Japão durante a década de 1970, as empresas do setor não conseguiram adaptar-se ao despovoamento, quando os jovens partiram em massa para as cidades e deixaram ao abandono aldeias inteiras.

Das 95 pequenas ferrovias do Japão, 91 registaram prejuízos em 2021, segundo o Ministério dos Transportes, o que contrastou com os lucros significativos das companhias que se dedicam às rotas urbanas.

Especialistas dizem que a mudança é inevitável e que é necessário adotar inovações, trazendo de volta o velho modo de transporte ao país mais profundo.

Uma nova forma de descobrir um Japão desconhecido que merece ser revelado.

Se quiser descobrir outras rotas de comboio que fazem sonhar, leia a edição de janeiro da sua Volta ao Mundo. Disponível nas bancas e aqui.

 

Partilhar