Foto: Marty Bernard/Flickr

Uma das linhas de comboio mais bonitas do Canadá está longe dos roteiros turísticos. Corre de Jasper à costa da British Columbia ao longo de 1160 quilómetros.

O “Skeena” em Jasper, Alberta (Rick Ruppenthal / Flickr)

A minúscula localidade de Jasper, em Alberta, no Canadá, parece tirada dos filmes daquele norte da América que é demasiado longe. Uma vila de montanha de casas de madeira e alces.

Mas é sobretudo pela estação de comboio que dela queremos falar. Apesar dos seus menos de cinco mil habitantes, é o cruzamento de duas das maiores linhas canadianas.

O rio Skeena (Heqs / Wikimedia)

Por ali passa a gigantesca “The Canadian”, nada menos do que a linha que atravessa quase todo o território, de Vancouver a Toronto, ao longo de 4466 quilómetros e quatro dias. Jasper é também o ponto de chegada de duas das quatros linhas do “Rocky Mountaineer”, o serviço de luxo com percursos cénicos Canadian Rockies adentros.

E dali sai a muito modesta“Rupert Rocket”, oficialmente “Train 5/6”, desde sempre usada por locais e esquecida nos roteiros turísticos. No total são 1160 quilómetros de uma viagem irrepetível, entre os picos das Rockies, lagos de cores surpreendentes e águas cristalinas, pequenas aldeias paradas no tempo, e serrarias, com paragem para a noite em Prince George, já na British Columbia, e meta em Prince Rupert, na Costa ocidental do Canadá, na fronteira com o Alasca, território dos EUA.

O rio Skeena em Telegraph (Mly / wikimedia)

Entre outros pontos altos da viagem, assinale-se o Lago Moose, o Mount Robson (o mais alto das Rocky Mountain, no Parque Provincial Mount Robson), os cenários montanhosos entre Smithers e Terrace e as margens dos rios Fraser e Skeena.

Smithers (Tartessos75 / Wikimedia)

Passa-se por lugares remotos onde o comboio é mesmo o único meio de transporte e onde sobrem ou descem passageiros sui generis, eremitas e pescadores que se aventuram na floresta, mulheres nativas que se protegem assim do isolamento da Autoestrada das Lágrimas, que corre ao longo de 725 quilómetros da linha…

O Monte Robson (The Cosmonaut / Wikimedia)

A linha foi concluída em 1914 e é operada pela VIA Rail. Conhecida também como “Skeena”, nome de um curso de água adjacente, tem três partidas semanais de Jasper ou Prince Rupert, às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos. Para além da classe económica, a classe Touring dá acesso à carruagem “Panoramic Dome”, onde são servidas três refeições por dia. A viagem em económica custa 160 dólares canadianos (110 euros).

(Dave O / Wikimedia)

Partilhar