Em 2022, o turismo representou 12,2% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol, mais 1,4% do que em 2019, o último ano antes da pandemia.
A revelação foi feita pela Exceltur, a principal associação turística do país vizinho, que classifica o ano passado como o que “marca a total recuperação da atividade turística em Espanha.”
Segundo os dados da Exceltur, o PIB turístico espanhol rondou os 159.490 milhões de euros, mais 2.135 milhões de euros do que em 2019 e mais 62.363 milhões de euros do que em 2021.
O peso do turismo no total da economia espanhola foi de 12,2%, ligeiramente abaixo dos 12,6% que pesou no PIB 2019.
Os níveis de emprego das empresas de turismo e superaram também os anteriores à pandemia.
Porém, segundo o mesmo relatório, “a notável recuperação das receitas em 2022 não se notou nem transferiu com a mesma intensidade para os resultados” das empresas do setor, por causa dos aumentos dos custos associados à inflação.
Foi a procura nacional que mais contribuiu para a recuperação do turismo espanhol, sobretudo depois de abril, após a última vaga de covid-19 e o fim da maioria das restrições.
Foi ainda notada uma forte recuperação da procura por turistas estrangeiros, com destaque para mercados como o do México (com um aumento de 17,6% das dormidas em relação a 2019) e europeus como o dos Países Baixos (mais 13%), Luxemburgo e Bélgica (mais 5,6%), Irlanda (mais 7,2%), Portugal (5,9%) e França (mais 0,6%).