Foto: Flickr

Especialistas que restauraram o interior da Catedral Metropolitana da Cidade do México encontraram 23 caixas de chumbo que continham inscrições religiosas e relíquias, como pequenas pinturas e cruzes de madeira.

Os recipientes de chumbo têm aproximadamente o tamanho de uma lata de sardinhas e continham inscrições dedicadas a santos específicos.

Uma nota manuscrita encontrada numa destas caixas sugere que estas tinham sido encontradas anteriormente em 1810 e enterradas novamente.

A nota referia que uma das caixas havia sido encontrada por um grupo de pedreiros e pintores em 1810 e pedia a quem a encontrasse que “orasse pelas suas almas.”

Foram encontradas em nichos esculpidos nas paredes da base da lanterna da catedral, a claraboia que fica no topo da cúpula.

Os nichos foram cobertos com painéis de argila e escondidos sob gesso.

O Instituto Nacional de Antropologia e História do México salientou que as caixas podem ter sido lá colocadas para fornecer proteção divina à catedral ou à cidade.

A catedral da Cidade do México foi construída num processo de vários séculos entre 1573 e 1813 devido a vários problemas, um deles o afundamento no subsolo macio que caracteriza a capital mexicana.

Em 2008, investigadores encontraram no templo uma cápsula do tempo de 1791, colocada no topo de uma torre sineira na catedral, aparentemente para proteger o prédio dos raios.

Partilhar