Foto: Pixabay

A Associação de Bloggers de Viagem Portugueses (ABVP) anunciou a criação de uma Bolsa de Ativismo Socioambiental.

O objetivo é inspirar todos os viajantes portugueses para jornadas mais profundas e conscientes.

A bolsa, instituída em parceria com a agência Viagens Balão, visa apoiar projetos até a um limite de 1000 euros, traduzidos em investimento em voos e estadia.

Direitos Humanos, crise climática e ambiental, conservação da natureza e sustentabilidade socioambiental são os quatro grandes eixos para os quais podem ser enviadas propostas.

“Pretendemos alargar a nossa influência inspirativa e de boas práticas a toda a população, não apenas à comunidade de bloggers viagens”, explica Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue Alma de Viajante.

“Mais do que propormos projetos que espelhem boas práticas em viagem, aquelas que todos devemos ter no nosso dia-a-dia, o que procuramos são ideias realmente inspiradoras e com efetivo impacto – material ou imaterial – nas comunidades, bem como uma forma criativa de as comunicar. Valorizamos a empatia”, acrescenta, por sua vez, Rui Barbosa Batista, vice-presidente da ABVP e dinamizador do blogue BornFreee.

Rui Barbosa Batista é, também um dos membros do júri, que integra ainda Tita Sorte (formadora e viajante, representando as Viagens Balão) e a fotógrafa convidada Ana Abrão.

As candidaturas, abertas até 31 de março, devem conter projetos a serem plenamente concretizados em 2023, os quais vertam na sua ação a procura de uma maior compreensão do Mundo e da sua riquíssima diversidade social, cultural, histórica e diversos outros domínios.

“Os candidatos podem usar o seu poder de comunicação através da a linguagem escrita e da imagem (foto/vídeo) aplicadas nas tuas redes e ou/site para inspirar as pessoas a explorar, derrubar preconceitos, criar pontes e atingir sonhos”, explica a ABVP.

Pedem-se “ideias ousadas e projetos com a cabeça na lua, sem tirar os pés do chão, apresentados de formas criativas e apelativa.”

Os vencedores serão anunciados a 19 de abril.

Partilhar