Depois do pesadelo da pandemia, que, como em todo o Mundo, causou um rombo enorme nas receitas do turismo, o estado do Rio de Janeiro volta a apostar forte na captação de turistas, com destaque para o mercado europeu.
Há novos investimentos em unidades hoteleiras, parcerias com fundos de investimento e companhias aéreas, o que, aliado a uma forte aposta no reforço da segurança dos visitantes, projetam aquele destino para um ano de 2023 marcado por uma assinalável retoma.
O governador do estado do Rio de Janeiro, Claúdio Castro, o secretário de Estado do Turismo, Gustavo Tutuca e o presidente do Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida detalharam, em Lisboa, alguns dos pormenores que marcarão a campanha de internacionalização em curso, perante uma plateia repleta de empresários.
Apesar da notoriedade da capital estadual, Rio de Janeiro, aquele estado brasileiro tem muito mais para explorar. São 92 os municípios fluminenses a explorar, cujos atrativos se podem resumir em cinco palavras: sol, relevo, natureza, gente e memória.
“Qual é a cidade do Mundo que tem uma serra à distância de uma hora? O Rio de Janeiro. Aqui é possível fazer um dia praia e outro de montanha”, exemplificou o governador, para dar conta precisamente da diversidade que o turista pode encontrar.
Curiosamente, dentro do estado do Rio de Janeiro, a “cidade maravilhosa” até aparece em segundo lugar no ranking das mais procuradas, que é encabeçado por Armação de Búzios, a 160 quilómetros da capital estadual.
O novo fôlego do turismo e este forte piscar de olhos aos mercados internacionais acontece numa segunda etapa de relançamento do setor, após a hecatombe causada pelos anos da pandemia.
Inicialmente, o governo estadual virou-se para o mercado doméstico, chamando turistas locais. Os resultados foram positivos, de tal forma que os responsáveis se viraram agora para outras paragens.
E tudo num ano em que há grandes eventos a regressar, desde logo o Carnaval, período em cuja ocupação hoteleira já está cifrada em 96%, com o setor de luxo já completamente esgotado.
Mas há o Web Summit (de 1 a 4 de maio), a Super Rio Expofood (21 a 23 de março), ou a ABAV Expo , maior feira do setor de turismo da América Latina voltará a ser realizada no Rio de Janeiro, após 10 anos (de 27 a 29 de setembro).
Uma das preocupações dos visitantes do Rio de Janeiro foi sempre a segurança. Ora, o governo estadual afirma que foram feitos grandes progressos a este nível.
“Temos uma unidade especial para acompanhar quem visita os locais mais turísticos e esquadras próprias”, destaca o secretário de Estado do Turismo, Gustavo Tituca, enquanto o governador Cláudio Castro disse que atualmente “o Rio de Janeiro tem o melhor índice de segurança dos últimos dez anos”.
Outro aspeto em destaque é o turismo de natureza, um setor que está em franco crescimento e que é aposta do governo estadual. Mas, como sublinha Cláudio Castro, “ o Rio vive hoje um clima de pacificação política e jurídica, com muita segurança pública”, pelo que não tem dúvidas em considerar que “o Rio de Janeiro está de braços abertos para receber todos”.
Braços abertos é também a imagem associada ao Cristo do Corcovado, maior símbolo da “cidade maravilhosa”. Esta sexta-feira em Lisboa, o responsável pelo santuário, padre Omar Raposo, aproveitou para informar que aquele templo religioso se vai associar à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Lisboa, no início de agosto.
Assim, os jardins da Torre de Belém vão ser um espaço de divulgação do Cristo do Corcovado, com diversas iniciativas e exposições de 29 de julho a 6 de agosto.