Publicidade Continue a leitura a seguir

Ilha das Caraíbas ameaçada por uma estranha invasão de… macacos

Foto: DR/Wikipedia

Publicidade Continue a leitura a seguir

A pequena ilha caribenha de Saint-Martin debate-se com um problema fora do comum.

Nas últimas semanas, uma invasão de macacos verdes tornou proporções de tal forma graves que as autoridades locais consideram estar em risco a frágil biodiversidade do território.

Dividida entre a França e a Holanda, Saint-Martin é um destino turístico popular pelas suas praias paradisíacas e a fauna variada.

As autoridades holandesas ordenaram que 450 macacos fossem sacrificados, sendo esta a primeira parte de um plano para conter o crescimento populacional.

Do lado francês, estão ainda a ser estudadas medidas.

Os primatas, originários da África, reproduziram-se a um ritmo classificado como alarmante pelas autoridades locais, ameaçando a sobrevivência de outras espécies.

Os macacos verdes, que vieram originalmente para a ilha como animais de estimação de colonizadores estrangeiros ou em navios mercantes, espalharam-se e adaptaram-se com relativa facilidade.

Ganharam mesmo reputação entre os habitantes locais por agirem de forma agressiva com os residentes e os seus animais de estimação, virando latas de lixo, destruindo jardins e defecando no exterior das casas.

“Os macacos beneficiam de uma abundância de comida graças à muita chuva, o que por sua vez aumenta a possibilidade de reprodução”, explica Julien Chalifour, cientista da Reserva Natural Natural de Saint-Martin.