Foto: Pixabay

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que pretende terminar com a obrigatoriedade dos viajantes estrangeiros apresentarem um comprovativo de vacinação contra a covid-19 ao aterrarem no país.

A regulamentação deve agora seguir para o Senado, onde os democratas, que são contra o fim desta exigência, têm maioria.

O projeto de lei afirma que os viajantes deixam de ser obrigados a fornecer comprovativos de vacinação e que os fundos federais não serão mais utilizados para fazer cumprir essas exigências.

“Representa um regresso à normalidade”, defendeu o congressista republicano Brett Guthrie.

Por outro lado, o democrata Frank Pallone realçou que o seu partido está “preocupado” com a saúde pública e que o requisito “é necessário para proteger os Estados Unidos.”

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estabelecem que os cidadãos estrangeiros que não residam no país devem apresentar um comprovativo da vacinação completa.

Desde 5 de janeiro que os viajantes provenientes da China, Hong Kong ou Macau, ou que tenham estado nestes locais nos dez dias anteriores à sua deslocação, são também obrigados, antes do embarque, a apresentar um teste negativo à covid-19 ou um certificado de recuperação.

Recorde-se que o presidente norte-americano, Joe Biden, vai terminar com as declarações de emergência nacional para combater a pandemia a partir de 11 de maio.

A medida irá reestruturar a resposta federal à covid, tratando o vírus como uma ameaça endémica de saúde pública.

Partilhar