Foto: DR

Um ryokan de águas termais, localizado numa área costeira imersa na mitologia japonesa, convida a um mergulho natural da região.

Localizado na ponta mais ocidental da península de Shimane, com vista para o farol de Hinomisaki – marco caiado de branco que remonta a 1903 e é o mais alto do Japão – e para as ilhas Izumo Matsushima, o KAI Izumo tira proveito da envolvência natural e cultural para oferecer uma estadia imersiva e restauradora.

O mar, as águas termais ricas em cloreto de sódio e a mitologia que esteve na fundação do Izumo-taisha, um dos santuários xintoístas mais antigos e celebrados do país – a 20 minutos de carro – inspiram a decoração e o programa de experiências do ryokan (hospedaria típica japonesa).

O alojamento é composto por apenas 39 quartos que enaltecem a arte e o artesanato regional. Como sugere o folclore associado ao santuário de Hinomisaki – a cinco minutos a pé –, também conhecido como o “santuário do pôr-do-sol”, as mudanças da paisagem à luz do crepúsculo são notáveis e realçadas ainda mais pelos tons de azul usados em alguns dos quartos.

Foto: DR

Nos quartos com vista para o mar foi usado papel washi tradicional tingido de rosa, a lembrar o nascer do sol, para contrastar com o azul do oceano, que entra pelas janelas panorâmicas.

O ryokan dispõe ainda de uma biblioteca intimista, um lounge e terraço com serviço de cafetaria, bebidas e gelados para refrescar nos meses mais quentes. E, a par dos banhos públicos, alimentados por fontes termais – além de relaxante, o alto teor de sal das nascentes funciona como um banho purificador, que prepara para as visitas aos santuários –, existem também onsens internos e externos apenas para hóspedes.

Foto: DR

Antes de visitar o santuário, com o programa KAI Cultural Discovery, os hóspedes são convidados a conhecer a mitologia local, através de uma arte cénica tradicional, interpretada no terraço, com o oceano ao fundo e uma fogueira acesa.

Dançando ao som de tambores e flautas em trajes e máscaras tradicionais, os atores retratam o mito da origem de Izumo-taisha, uma batalha entre dois deuses pelo reino de Izumo.

A KAI é uma marca de ryokan de águas termais, da cadeia Hoshino Resorts, em que cada estabelecimento oferece uma visão contemporânea da tradicional pousada japonesa, mantendo os confortos ocidentais.

O KAI Izumo fica a 40 minutos de carro do Aeroporto de Izumo. Conta com suítes com preços a partir de 180 euros por pessoa (inclui pequeno-almoço e jantar).

 

Partilhar