Foto: Pixabay

Mais de um milhão de turistas visitaram Macau em janeiro, naquela que foi uma subida de 101,3% em termos anuais e de 259% em termos mensais.

Os dados, divulgados pela Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), referem que a maioria dos turistas foi proveniente da China, Hong Kong e Taiwan.

No ano passado, Macau perdeu 33,7 milhões de visitantes, quando comparado com os números de 2019, ano em que se registou o recorde de 39,4 milhões de turistas.

De acordo com os dados da DSEC, o número total em 2022 (5,7 milhões) caiu também 26% face a 2021.

Em dezembro, a cifra ainda decresceu 52,6% em relação ao mesmo mês de 2021, devido às restrições fronteiriças e à vaga de casos de covid que atingia a China continental.

Macau seguiu, até dezembro, a política chinesa de ‘zero covid’, tendo registado uma queda do número de visitantes, com grande impacto na atividade económica do território, na sequência de vários surtos na região e no continente.

As seis operadoras de casinos na região, MGM, Galaxy, Venetian Macau, Melco, Wynn e SJM, com as concessões do jogo já renovadas para mais dez anos, têm acumulado prejuízos sem precedentes devido à queda do número de visitantes, sobretudo da China.

O jogo representa cerca de 80% das receitas do Governo e 55,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Macau, numa indústria que dá trabalho a mais de 80 mil pessoas, ou seja, a 17,23% da população empregada.

Partilhar