a carregar vídeo
a carregar vídeo

Escondido nas alturas dos Alpes suíços há um glaciar que é sobretudo o maior dos testemunhos das alterações climáticas: está a diminuir a uma velocidade percetível.

Rodeado das aldeias mais perfeitas para os desportos de inverno, de onde se sai e onde se entra de esquis calçados e cujas gentes vivem apaixonadas pela Natureza, o Glaciar Aletsch é o mais belo dos gritos de alerta.

Conhecemo-lo pela batuta de Ed, guia de passeios de raquetes de neve, 85 anos de dedicação ao gigante que marca o ritmo dos séculos naquelas montanhas.

Descubra nas páginas da edição de março da Volta ao Mundo as lições que dele tirámos.

Do frio gélido para o calor do deserto, saltámos até Atacama, deserto de beleza indiscutível onde florescem prados rosas e cemitérios de lixo descartado por uma sociedade votada à cultura do inútil. Roupa, calçado, carros, tudo o que já não serve está a poluir um dos lugares mais puros do Globo, como poderá descobrir na rubrica Planeta Verde.

Também deserto, mas aparentemente livre de lixo, Al-Ula era o segredo mais bem guardado pelo fechamento da Arábia Saudita.

A abertura ao turismo internacional permitiu descobrir um tesouro nabateu como o de Petra, na vizinha Jordânia. Contamos-lhe a civilização que a UNESCO já protege há alguns anos e o luxo que cresceu à volta, com a promessa de uma viagem inigualável.

Para algo completamente diferente, voámos até Bali para ver o bizarro cemitério de Trunyan, onde a morte fica à vista pelo tempo que a Natureza entender.

E porque Portugal é Mundo partimos à descoberta da nobreza única que sobrevive no regaço do Lima.

Venha connosco por este universo fora pelas páginas da Volta ao Mundo, já nas bancas ou aqui.

Partilhar
Avatar
Distraída, mas observadora. Quem me conhece sabe que pode contar sempre comigo. Aqui ou no meu mundo da lua, organização, assiduidade e pontualidade não costumam faltar. Sou uma comunicadora nata e quero saber sempre mais.