Foto: DR

A Air Baltic tem voos diretos de Lisboa e, em breve, do Porto, para Riga, a capital da Letónia. E 2023 é o melhor ano para aterrar nos Bálticos.

Riga era, no alvor da I Guerra Mundial, a terceira maior cidade do Império Russo. Alemães, polacos e suecos antecederam os russos no domínio deste estratégico posto comercial no Báltico.

Em 1918, tornou-se capital do novel país independente e passou ao jugo soviético em 1940 para, logo em 1941, voltar para os alemães, desta vez nazis, que fizeram dela a capital da Reichskommissariat Ostland, um território que abarcava a Letónia, a Estónia, a Lituânia e parte da Bielorrússia.

No regresso soviético, foi povoada por russos, ucranianos e bielorrussos.

Está bom de ver que Riga poderá ter muitas respostas para a atual situação que se vive na Ucrânia. Até porque 40% sua população continua a ser russa.

E visitá-la para compreendê-la é agora possível embarcando num voo direto desde Lisboa e, a partir de maio, do Porto, na companhia aérea nacional Air Baltic.

Para lá de uma história complexa, a capital da Letónia é lar de um centro histórico classificado pela UNESCO e da Mezaparks Great Bandstand, a arena que a cada cinco anos acolhe dezenas de milhares de coristas num festival também ele consagrado pela agência das Nações Unidas como Património Imaterial da Humanidade juntamente com tradições das vizinhas Lituânia e Estónia.

A 27.ª edição está marcada para o próximo mês de julho.

Foto: DR

E porque falamos de eventos, atravesse-se a fronteira para sul e estacione-se 295 quilómetros adiante, em Vilnius. Por todos os motivos e mais um: a capital da Lituânia assinala este ano 700 anos de existência.

E isso significa festa, para lá de o país ser palco de acontecimentos internacionais como a EuroLeague Final Four de basquetebol, na cidade de Kaunas, em maio, ou a cimeira da NATO, em julho na capital.

Ainda para julho está programado o festival internacional de música As Young As Vilnius e o “Segundo Natal junto ao mar”, que é como os lituanos chamam ao festival marítimo de Klaipéda, que reúne eventos culturais e desportivos e a mostra de naus à vela.

Antes, junho é o mês do Festival do Solstício, na noite de 24 de junho, a mais curta do ano, em Kernavè, primeira capital do Grão-Ducado da Lituânia. Aí o lugar é para rituais pagãos como saltar fogueiras ou ir à caça noturna da inexistente flor de feto, uma flor mágica para os povos bálticos.

Foto: DR

COMO IR

A Air Baltic tem voos diretos de Lisboa e, em breve, do Porto para Riga,
a capital da Letónia. E 2023 é melhor ano para aterrar nos Bálticos.

A partir de Lisboa
A Air Baltic passará em abril a ter mais um voo direto a partir de Lisboa ao sábado, somando aos voos das terças-feiras e sextas-feiras.

A partir do Porto
As ligações diretas a partir do Porto arrancam a 1 de maio, com dois voos semanais, às segundas-feiras e às sextas-feiras.

Entre capitais bálticas
A Air Baltic tem três ligações de Riga a Vilnius, capital da Lituânia, e quatro a Tallin, capital da Estónia.

Tempo médio de voo
Entre 4h30 e 4h45 de Lisboa
e entre 4h05 e 4h25 do Porto

Preços das viagens
Ida e volta desde 255 euros
a partir de Lisboa e 335 do Porto. Daí há voos para Vilnius e Tallinn a partir de 29 euros.

SUGESTÕES

Em Riga
A Letónia é conhecida como “o país que canta” e isso ficou cristalizado na Celebração Nacional de Canção e Dança, que acontece a cada cinco anos. Ora, a 27.ª edição, que marca os 150 anos desta manifestação cultural única, está agendada para os próximos dias 30 de junho a 9 de julho. Para lá de juntar milhares de coristas num arena recentemente reconstruída para o efeito (uma obra de arquitetura digna do desvio), a festa está no coração dos letões porque é
um símbolo de resistência não-violenta. E serviu para marcar posição nas décadas de domínio soviético.

Em Vilnius
O Castelo Gediminas, que foi de Gediminas, o Grão-Duque da Lituânia considerado o fundador de Vilnius depois de mencionar a cidade numa carta a mercadores estrangeiros em 1323, acolhe até 27 de agosto uma exposição interativa com a transcrição da dita carta. Originalmente mantida nos arquivos de Riga, na Letónia, está este ano em Vilnius a assinalar os 700 anos da sua fundação.

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal

Partilhar